admin00987

História da bola de futebol: da origem aos dias modernos

As bolas de futebol que você vê os jogadores usando hoje são significativamente diferentes de quando foram criadas. Elaborei este guia para mostrar como a bola de futebol se desenvolveu ao longo da história e de onde veio a bola moderna.

A história da bola de futebol remonta a meados de 1800, quando Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e criou a primeira bola de futebol de borracha. Bolas de futebol modernas, feitas de couro sintético, PVC ou poliuretano, têm aparência e toque muito diferentes das bolas de futebol antigas.

Neste artigo, explicarei as origens da bola de futebol e como as características das bolas de futebol mudaram ao longo dos anos. Também mostrarei como as bolas de futebol da Copa do Mundo evoluíram e abriram caminho no desenvolvimento das bolas de futebol.

História Antiga da Bola de Futebol

O futebol é o desporto mais popular a nível mundial, com milhares de milhões de fãs sintonizados para assistir ao seu clube favorito e equipas internacionais ao longo do ano.

Durante esses jogos, as bolas de futebol voam pelo ar e podem ser um pesadelo para os goleiros. Eu sei que fui enganado pelo vôo de uma bola de futebol mais de uma vez enquanto jogava no gol!

Essas bolas estão muito longe das bexigas infladas de porco envoltas em couro que os antigos gregos, romanos e egípcios teriam chutado.

As pessoas nos tempos antigos costumavam jogar futebol com cabeça de porco, caveiras ou qualquer outra coisa que encontrassem e chutassem. O exército inglês daquela época era famoso por pegar os crânios de seus inimigos caídos para jogar futebol após grandes batalhas.

Primeiros dias de produção de bolas de futebol

O futebol, ou futebol como é conhecido na Europa, só se tornou mais organizado no início do século XIX.

Naquela época, as pessoas faziam bolas de futebol com materiais como bexigas infláveis de porco, boi ou boi, que iam dentro de um estojo de couro, com cadarços de bota para amarrar tudo.

Essas bolas de futebol eram pesadas e talvez não durassem mais do que alguns jogos.

Mudanças significativas nas bolas de futebol ocorreram em meados de 1800, quando o químico e engenheiro americano Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada.

Goodyear passou grande parte de sua carreira fazendo experiências com borracha natural e acabou encontrando uma maneira de garantir que a borracha perdesse sua viscosidade e se tornasse mais durável.

O trabalho de Goodyear levou à descoberta da borracha vulcanizada, pela qual recebeu uma patente do Escritório de Patentes dos Estados Unidos em 1844.

Em 1855, Charles Goodyear inventou a primeira bola de futebol. Ele fez isso com borracha e isso revolucionaria o mundo do futebol.

HJ Lindon levou então a invenção da Goodyear para o próximo nível.

Ao desenvolver uma bexiga de borracha que as pessoas pudessem inflar, Lindon garantiu que as bolas de futebol mantivessem melhor sua forma esférica quando chutadas durante os jogos.

Padrões e especificações de bolas de futebol

A Federação Inglesa de Futebol é uma das associações desportivas mais antigas do mundo. Você pode rastrear o futebol como esporte organizado desde a formação da FA em 1863. Nove anos depois, a FA definiu as especificações para bolas de futebol usadas em competições profissionais em todo o país.

Saiba mais sobre as origens do futebol no meu artigo – Como o futebol foi inventado.

As especificações da bola de futebol afirmam que uma bola de futebol deve ser esférica, com uma circunferência de 27 a 28 pol. (68,58 a 71,12 cm) e um peso de 13 a 15 onças (0,37 a 0,43 kg).

As regras da FA estabeleceram um padrão mundial para bolas de futebol, com a bola feita de bexiga de borracha com couro costurado à mão e atacadores na parte externa.

Uma empresa de Glasgow, Mitre and Thomlinson’s, é responsável pelo desenvolvimento ainda maior da bola de futebol inflável. Eles aprenderam que a melhor maneira de manter o formato da bola envolvia melhorar a resistência do couro usado na cobertura externa.

Eventualmente, os fabricantes fizeram a parte externa da bola de futebol com a garupa da vaca. Em contrapartida, faziam bolas mais baratas com couro do ombro do animal.

História das bolas da Copa do Mundo FIFA

Alguns dos desenvolvimentos mais significativos na história da bola de futebol ocorreram devido à importância da Copa do Mundo FIFA.

Uma das razões pelas quais anseio pela Copa do Mundo a cada quatro anos é a expectativa pela nova bola de futebol que acompanhará o torneio.

A Copa do Mundo FIFA é a competição nacional mais celebrada do futebol masculino. É disputado por 32 equipes a cada quatro anos.

Esses torneios são uma oportunidade para os fabricantes de bolas apresentarem uma nova bola oficial da Copa do Mundo.

As bolas da Copa do Mundo costumam apresentar as mais recentes inovações na produção de bolas de futebol, ao mesmo tempo em que celebram o país anfitrião do torneio.

Vamos dar uma rápida olhada na história da bola de futebol ao longo da história da Copa do Mundo FIFA.

Primeiras Copas do Mundo

A primeira Copa do Mundo aconteceu no Uruguai em 1930, e houve polêmica em relação à bola utilizada na final do torneio.

Argentina e Uruguai disputaram a final, com os uruguaios saindo vitoriosos.

Como não havia bola oficial da Copa do Mundo para o torneio de 1930, Uruguai e Argentina esperavam usar suas próprias bolas na final. O árbitro Jean Langenus resolveu a disputa permitindo que a Argentina usasse a bola no primeiro tempo antes de trocar para a bola do Uruguai no segundo período.

Ambas as bolas eram feitas de couro, com cadarços na parte externa.

A bola do Uruguai tinha 11 painéis interligados em forma de T.

A bola argentina era menor e mais leve, composta por 12 painéis retangulares.

Houve muito poucas mudanças no estilo e na qualidade da bola de futebol nas décadas subsequentes

Telstar

A empresa global de roupas e acessórios esportivos Adidas começou a produzir bolas de futebol em 1963. Em 1970, eles fizeram pela primeira vez uma bola oficial da Copa do Mundo para o torneio no México.

A bola chamava-se Telstar e incluía 32 painéis pretos e brancos.

Leave a Comment